terça-feira, 22 de março de 2011

"que pena, ela não é igual"

Muitos precisam ser consultados antes de falarmos dessa igualdade da qual vcs fazem questão. A dimensão da linguagem onde interajo é realmente muito particular.
Passei muito tempo lamentando não ter o domínio do exato conceito que expressa o exato pensamento que tenho em mim. Mas de que adianta? Por maiores os meios, ou menores no tempo do 'tudo portátil', menos os humanos expressam pela quintessência o intrínseco. Acho que hoje pude entender o drumond em "tempo de meio silêncio ... o espião janta conosco".

Que mal há na opinião? Vocês aceitaram a divisão do conhecimento que menos preza a opinião. Aceitaram que todo o pensamento fosse coordenado. aceitaram ser comparados com bois que ruminam a vida toda o que sabem por ser mais bonito dizer que não se sabe. Aceitam as metáforas que comparam um país de dimensões absurdas com uma casa. Ninguém compara vc com o que há de perfeito , porque ninguém quer que vc atinja a perfeição.

confundiram por meio da linguagem, a mesma criada por escolhermos cooperação em vez de guerra. disseram que vc é guerra, omitiram a cooperação.

Eu nunca poderei ler toda a filosofia que criou as bases para o pensamento que hoje nos permitem ter, mas ouso sim dizer que o filósofo Platão, em a República, pensa uma cidade e prova a sua aplicação, delimita a educação, a dupla jornada feminina, o comportamento moral nos exércitos, as formas de exploração, o preconceito de raças. Ele o faz, com todas as letras. Recortando a história, platão, seu tempo, sua vida, seus pensamentos. Hoje só é popular o adjetivo de que seu nome originou, no que diz respeito ao corpo de platão em seu tempo. porque tão bem feito foram seus jogos com a linguagem, que seu adjetivo indica algo puro, um amor platônico parece-nos belo, bom. para os cientista quer dizer de seu método, que parte das ideias para a materialidade. Na verdade, quer dizer que ele enganou muito bem e pela linguagem e ao longo do tempo. bota tempo nisso.

Platão não foi um profeta, mas plantou algo que o ocidente vem reproduzindo. Uma forma de pensar, uma forma de dominar, um jeitinho de enganar. Se arme ao ler o que pensaram os homens. e não tenha medo de opinar sobre o que seus sentidos lhe dizem. vivo és tu, me lês agora. porque tua espécie criou tudo que atribui sustentar-lhe.